As pessoas se imergem em desculpas das mais esfarrapadas possíveis simplesmente para não dizer “não quero”. Que não querem ir a um lugar, que não querem prosseguir um relacionamento, que não querem praticar tal ato.

Dizer que não quer é sinônimo de ser rude, de magoar os sentimentos das pessoas. Mas porque, se é a verdade? Se você tem o direito de não querer fazer, ser e estar, por que eu não posso ter o mesmo? Não sou perfeito, nem quero ser.

Isso cria uma enorme confusão na cabeça da gente porque são tantas mentiras que não conseguimos mais distinguir o que é legítimo e o que não é. Será que ele me deu um bolo pra me afastar ou teve um motivo real? Será que ela demora de responder porque não gosta da minha companhia ou porque está muita ocupada?

As pessoas não são diretas. Frases simples como “não estou interessado”, “quero ficar na minha própria companhia hoje” ou “não estou mais afim” são muito pouco utilizadas. Elas chocam e ferem o nosso ego. É muito mais agradável (e falso) dizer motivos de causa maior e mais complexa. Fico pensando o quanto isso tem a ver também com a nossa autoestima.

Ao menor sinal de que estamos sendo ignorados, já nos enchemos de um medo estúpido de que não estamos sendo suficientemente bons. Bons de papo, de imagem, de cama, de simpatia…

Mas a questão é que nem sempre nós seremos suficientemente bons! E isso não significa que você não é realmente bom. Você só não é bom pra aquela pessoa. Assim como um monte de gente não é boa pra você.

Então por que magoa tanto? Por acaso você é o especial que todos têm que gostar e querer?

Deixem as pessoas à vontade pra dizer que não querem e se sinta à vontade também para dizer. Sejamos sinceros. Não é pra sair por aí falando verdades na cara, isso é coisa de gente insensível. É só pra deixar as coisas claras e honestas. Não é pecado não querer, você tem seu livre arbítrio.

E não se sinta menor porque alguém não quis sua companhia, é da vida. Ninguém explica as vontades de estar ou não com uma pessoa. Sem contar com as loucuras racionais que inventamos para reprimir nossas emoções.

Então vamos parar com essa confusão mental de não dizer que não quer. Iludir é tão covarde. Toma vergonha na cara e fala a verdade. E se a pessoa não sabe nem o que quer, acho que é você que tem que dizer que não quer, né?

Escrito por Sarita Deoli

Baiana, advogada e estudante de Psicologia e Psicoterapia Holística. Criou o Trago o Sol em 2017 para conversar sobre as relações do ser humano consigo mesmo e com o mundo. Acredita no valor do autoconhecimento e do conhecimento em si. Tem mais esperança do que antigamente e insiste que não está aqui só de passagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: