É natural o sofrimento durante momentos de aflição. Porém, se você percebe que essa angústia te impede de fazer as atividades do seu cotidiano ou ela está além do que é normal pra você, é preciso buscar ajuda.

Porém, sabemos que não é fácil obter atendimento psicológico para quem não tem planos de saúde ou, até mesmo para quem tem alguns planos que não contemplam a disponibilidade desse profissional.

Por isso, organizo aqui alguns serviços gratuitos para quem está precisando desse atendimento e não tem condições de pagar. (Atualizado em 22/11/2020)

  1. CVV (Centro de Valorização da Vida): O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188.
  2. Relações Simplificadas: Aprendemos que a Experiência de Escuta é um excelente dispositivo para intervenções pontuais, cujo objetivo seja a promoção de acolhimento psicológico para populações envolvidas em situações estressantes. Atualmente, nossa proposta é oferecer a Experiência de Escuta exclusivamente para essas populações.
  3. Grupo CREARE: Esse serviço destina-se a você que sente-se angustiado, ansioso ou deprimido diante do cenário de emergência em saúde mental em que vivemos, devido a disseminação do Coronavírus Disease (COVID – 19).
  4. Espaço Vida e Saúde: É só entrar no site e já será encaminhado para falar com um profissional.
  5. Escuta 60+: PARA IDOSOS – Escuta clínica solidária e acolhimento aos idosos de 60 anos ou mais. Ligue (11) 3280-8537
  6. Rede de Apoio Psicológico: PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE – Se você é um(a) profissional da saúde trabalhando no combate ao COVID-19 e quer atendimento psicológico gratuito, online e pontual, estamos aqui para você!
  7. UNIPAR: O serviço de plantão psicológico do CPA da Unipar está disponível para adolescentes e adultos em alguns horários específicos de segunda a sexta-feira. Os atendimentos podem acontecer no momento da procura ou por meio de agendamento pelo telefone (46) 3520 2800.

Algumas prefeituras e estados também oferecem programas de apoio psicológico gratuito. Confira se é o caso do local que você mora.

Se você é estudante de psicologia, verifique se a sua universidade/escola oferece esse serviço também!

Você sabe de mais algum serviço que ofereça apoio psicológico? Comenta aqui e contribua com essa lista!

Photo by Marco Bianchetti on Unsplash

Escrito por Sarita de Oliveira

Criadora do Trago o Sol, Advogada, Psicoterapeuta Holística e futura Psicóloga. É curiosa, gosta de estudar e escrever sobre o bem estar mental e social.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: