Hoje é um dia comercial no qual se comemora a pessoa mãe. Dia de tirar o dinheiro do bolso para presentear e parabenizar aquelas pessoas que deram a luz.

Mas, apesar de todas as intenções materiais, podemos ressignificar o dia de hoje falando sobre a beleza da maternidade em si e o quanto ela nos é importante.

A maternidade pode ser exercida por qualquer um e ela representa o cuidado, afeto e educação que se transmite ao outro. É estar lá nos momentos mais difíceis, com palavras de incentivo e de amor.

É ouvir o que o “filho” diz e considerar o desenvolvimento dele até mesmo quando for reclamar. É oferecer carinho e aconchego e um espaço que o outro possa ser ele mesmo.

O exercício da maternidade vem de dentro do ser mãe e não pede nada em troca. É o amor puro e simples, é perdão e caridade. Doa-se mesmo que doa afim de ver o rebento sem dor.

Não é romântico nem fácil mas precisamos de mais maternidade no mundo. Precisamos ofertar mais do nosso tempo e do nosso amor ao outro. Temos que sair do nosso mundinho de egoísmo e enxergar o próximo. O que ele diz? O que ele sente? Por que faz isso ou aquilo? O que posso fazer ou não fazer pra que ele tenha uma experiência melhor na vida?

Gerar uma criança num útero e sustentá-la é uma atividade belíssima mas a cria não vive só de mundo físico e material. Todos precisam se nutrir do poder emocional e curativo de uma mãe materna.

O bom é que a maternidade está em muitos lugares, em Deus, na natureza, em pessoas… Procure sua mãe, ela está por aí!

Photo by Ian Macharia on Unsplash

Escrito por Sarita Deoli

Baiana, advogada e estudante de Psicologia e Psicoterapia Holística. Criou o Trago o Sol em 2017 para conversar sobre as relações do ser humano consigo mesmo e com o mundo. Acredita no valor do autoconhecimento e do conhecimento em si. Tem mais esperança do que antigamente e insiste que não está aqui só de passagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: