Segundo Abraham Maslow, temos uma escala de necessidades que impulsionam a nossa motivação para fazer algo. Enquanto não cumprirmos as primeiras necessidades, não conseguiremos cuidar das próximas. Olha essa pirâmide e visualize melhor:

Pirâmide de Maslow: tudo o que você precisa saber sobre esta teoria

Conforme a Teoria, as necessidades da base da pirâmide sempre serão buscadas primeiro e, quando atendidas, perderão o seu impulso motivador. Desse modo, o indivíduo vai buscar satisfazer as necessidades da categoria logo acima na hierarquia e assim por diante.

A busca é constante no sentido de evolução e autorrealização. O topo não é a linha de chegada e sim um objetivo, pois nunca será possível manter todas as áreas abaixo em perfeito equilíbrio. Ou seja, o ser humano está sempre caminhando no sentido das necessidades básicas às necessidades da realização pessoal, que precisam de nutrição diária.

Como essa pirâmide é apenas um modelo, algumas categorias podem mudar de prioridade de pessoa para pessoa. Alguns podem colocar o relacionamento a frente da sua própria segurança, por exemplo. Apesar do resultado não ser satisfatório, pode ocorrer e ocorre.

Outros autores afirmam que é possível atingir a autorrealização sem passar necessariamente por todas as etapas da Teoria de Maslow. Mas ela é um belo modelo para se entender porque perdemos ou ganhamos motivação nessa ou naquela atividade, além de nos dar um aparato das necessidades do nosso organismo.

Escrito por Sarita Deoli

Baiana, advogada e estudante de Psicologia e Psicoterapia Holística. Criou o Trago o Sol em 2017 para conversar sobre as relações do ser humano consigo mesmo e com o mundo. Acredita no valor do autoconhecimento e do conhecimento em si. Tem mais esperança do que antigamente e insiste que não está aqui só de passagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: