Especialista em efeitos especiais, o fotógrafo holandês Bas Uterwijk usou inteligência artificial para criar uma imagem hiper-realista de como seria Jesus. O retrato faz parte de um projeto do artista que busca dar rosto a figuras históricas.

Usando um software chamado Artbreeder, Uterwijk consegue produzir novas imagens a partir de uma compilação de retratos antigos. Com o acervo em mãos, o programa é capaz de identificar características faciais comuns e originar uma nova imagem em alta resolução com qualidade de uma fotografia genuína. 

Em seu Instagram, o artista de Amsterdã compartilha o resultado de seu trabalho, que já originou mais de 50 retratos. Algumas de suas criações apresentam pessoas reais, como Nicolau Maquiavel e Jesus Cristo. Outros são de personagens importantes, mas inventados, como Lady Liberty e a Moça com Brinco de Pérola, da famosa pintura de Johannes Vermeer.

Naturalmente, Bas Uterwijk examinou o caso de Jesus, uma das figuras mais representadas na cultura judaico-cristã. “Para uma das imagens, adicionei um pouco de verdade histórica”, explica ele. Em uma das três versões, Jesus tem cabelos mais curtos, porque os historiadores não acreditam que naquela época, na região da Galiléia, em Israel, um homem pudesse ter cabelos tão compridos ”. Na iconografia cristã, o profeta é retratado com cabelos longos, pele leitosa, membros longos e magros.

Semítico, Jesus provavelmente tinha uma tez opaca e cabelos curtos e muito escuros. “Às vezes tento ser o mais realista possível e às vezes tento dar uma representação de como percebemos um personagem na história”, conclui o fotógrafo. Se nunca podemos saber se essas imagens estão próximas da realidade, elas expressam algo da nossa visão desses personagens históricos e culturais.

Confira mais do trabalho do artista:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: